Aviso! Esta página está arquivada! Refere-se à edição de 2020. As informações poderão não se encontrar atualizadas.
Vera Pinto

Vera Pinto

PARE projet

Analista na Comissão Europeia

The Space Program of the European Union

Terça-feira, 10:00

EU Space for Equality and Inclusion

Terça-feira, 12:00




Biografia


Vera Pinto, mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Especializada em política espacial e em sistemas de navegação globais baseados em satélite na Europa: Galileo e EGNOS, é, atualmente, analista na Comissão Europeia em Bruxelas, no Programa Europeu de Navegação por Satélite. Desde sempre apaixonada pelo Espaço, conseguiu transformar a sua paixão em carreia vindo nos falar sobre o Programa Espacial da União Europeia e ainda sobre a União Europeia no Espaço para a Igualdade e Inclusão.



EU Space Programme


Em Junho de 2019 a Comissão Europeia propôs um novo orçamento para financiar atividades espaciais durante o período 2021-2027, atribuído a Copernicus, Galileo, EGNOS e ainda à segurança, como o programa Espaço e Consciência Situacional (SSA) e a nova iniciativa de Comunicação Governamental por Satélite (GOVSATCOM) para apoiar a proteção de fronteiras, proteção civil e intervenções humanitárias, por exemplo.
O novo programa espacial da Comissão Europeia visa garantir a liderança da União Europeia em atividades espaciais, promover indústrias inovadoras, salvaguardar o acesso autónomo ao espaço e simplificar o controlo do mesmo. Com isto surgem oportunidades para futura força de trabalho espacial europeia. Vem descobrir mais sobre o Programa Espacial e como te podes envolver nas atividades espaciais da UE na palestra da Vera Pinto!



The Space Program of the European Union


Os programas espaciais da União Europeia ajudam a garantir segurança e proteção abrangente, melhorando, promovendo e fortalecendo o modo de vida europeu. O espaço importa quando se trata de tornar a Europa mais aberta e inclusiva e na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pois também os serviços e aplicativos baseados no espaço podem ajudar a combater a desigualdade de género, principalmente quando se trata de violência e tráfico de pessoas ou pessoas com deficiência. Vera Pinto vem falar-nos da importância em garantir que os programas espaciais da UE, serviços e aplicações espaciais, sejam facilitadores para promover a igualdade, combater a discriminação e sensibilizar para uma sociedade mais justa.


The PARE Project


PARE - Perspectivas para a Pesquisa Aeronáutica na Europa.
Uma iniciativa europeia financiada pelo programa Horizonte 2020, que visa desencadear uma forte colaboração entre várias partes interessadas europeias para apoiar a consecução dos objetivos do Flightpath 2050, a visão Europeia para uma nova era na Aviação com 23 metas para a serem alcançadas até 2050.
Viagens mais seguras e mais rápidas? Menor impacto da aviação no ambiente? Novidades no mercado da aviação? Novo Programa Espacial da Comissão Europeia?
Vem descobrir tudo na sessão de palestras do PARE.